Foto: DR

UNESCO reconhece a música eletrónica francesa como património cultural

A música eletrónica francesa foi oficialmente integrada na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, num reconhecimento do impacto cultural de um movimento que marcou a história da música eletrónica.

A distinção centra-se no chamado “French touch”, associado a artistas como Daft Punk, Cassius, AIR, Étienne de Crécy, Bob Sinclar, Stardust, Modjo ou Justice, cuja influência se estendeu muito para lá de França desde os anos 90. De acordo com a UNESCO, este tipo de património valoriza práticas culturais vivas, reconhecidas pelas comunidades como parte da sua identidade.

Nesta atualização, França viu ainda outras expressões culturais incluídas na lista, que vai da alta-costura parisiense a tradições musicais regionais. O reconhecimento da música eletrónica surge após um processo de valorização institucional que se tem vindo a consolidar nos últimos anos.

Em declarações à Agence France-Presse, Tommy Vaudecrane, fundador da Techno Parade de Paris e presidente da associação Technopol, destacou o simbolismo deste momento para uma cultura que durante décadas foi marginalizada. A decisão surge também na sequência do reconhecimento dos clubes noturnos como agentes culturais em França e aproxima-se do que aconteceu com o techno de Berlim, integrado na lista da UNESCO em 2023.

Partilhar