Foto: Outra Cena

Outra Cena lança angariação de fundos para assegurar continuidade

O espaço cultural lisboeta Outra Cena lançou uma campanha de angariação de fundos para assegurar a continuidade do projeto, depois de ter sido alvo de duas rusgas policiais que colocaram em causa o seu futuro.

De acordo com a equipa do espaço, as autoridades intervieram no local a 21 de novembro e novamente na madrugada de 13 de dezembro. Numa mensagem divulgada na plataforma GoFundMe, a organização explica que a situação está relacionada com problemas de licenciamento do edifício, cuja resolução depende do proprietário do espaço.

Segundo a mesma nota, esta situação levou à remoção do selo do limitador de som com registo municipal, exigido para a utilização de música após as 23 horas. Pouco depois, tiveram início as rusgas policiais, sendo que na mais recente foi apreendido equipamento essencial ao funcionamento do clube, acompanhado da ameaça de novas apreensões.

A situação levou ao cancelamento da Noite Príncipe agendada para 13 de dezembro. No dia seguinte, a Outra Cena promoveu um evento diurno de angariação de fundos, numa tentativa de mitigar as dificuldades financeiras agravadas pela limitação da atividade noturna.

Enquanto o processo administrativo não estiver resolvido, a organização afirma que a única forma de operar sem riscos será durante o dia, o que poderá ter um impacto significativo na afluência e nas receitas. Os fundos angariados destinam-se a cobrir despesas operacionais, custos associados a eventos cancelados, rendas, licenças, artistas e a recuperação ou substituição do material apreendido. A campanha tem como meta cerca de 24 mil euros.

Aberta em 2023 num antigo armazém de vinhos, a Outra Cena garante que o espaço cumpre os requisitos legais, incluindo insonorização e testes de ruído aprovados, não tendo registado qualquer problema legal até novembro deste ano.

A campanha de apoio encontra-se disponível na plataforma GoFundMe.

Partilhar